segunda-feira, 14 de setembro de 2009

vida dos dinossauros


Os dinossauros viveram na Terra durante a Era Mesozóica, que começou há cerca de 250 milhões de anos. A Era Mesozóica se divide em três períodos: Triássico, Jurássico e Cretáceo. Os primeiros dinossauros apareceram no Triássico há aproximadamente 230 milhões anos, viveram e evoluíram durante o Período Jurássico e desapareceram no final do Período Cretáceo, há 65 milhões anos.
A palavra dinossauro vem das palavras gregas deinós, que significa "terrível", e saûros, que quer dizer "réptil" ou "lagarto." Em 1845, o cientista Richard Owen criou a palavra "dinosauria" para nomear esses animais
Existem muitos grupos de dinossauros. Um deles é o dos terópodes, que eram na maioria carnívoros. Muitos cientistas atualmente acreditam que as aves de hoje descendem de dinossauros, e que, portanto, os dinossauros não estão tecnicamente extintos.
Ossos não são os únicos vestígios deixados pelos dinossauros. Pegadas e séries de pegadas, chamadas de icnofósseis e encontradas por todo o mundo, revelam hábitos de determinados dinossauros. Paleontólogos medem esses icnofósseis para descobrir dados como velocidade, postura, comportamento e aparência de um dinossauro.
Preservar pegadas de dinossauros pode ser mais difícil do que encontrá-las. A sua preservação depende do tipo de terreno por onde os dinossauros andavam. Uma pata de dinossauro marcaria uma superfície arenosa ou lamacenta mais facilmente do que um terreno firme. Pegadas próximas do litoral foram cobertas por depósitos e sedimentos trazidos pelas marés, o que ajudou a sua preservação por milhões de anos.
Existem evidências de que os dinossauros viveram em todos os continentes incluindo a Antártida. Há cerca de 230 milhões anos, quando os primeiros dinossauros surgiram na Terra, os continentes que nós conhecemos estavam unidos em um único supercontinente chamado Pangeia. Aproximadamente há 165 milhões anos a Pangeia começou a mudar de estrutura e se dividiu.
Os dinossauros dominaram a Terra por mais 150 milhões de anos, muito mais do que qualquer outro animal. Muito mais do que os seres humanos, que existem há poucos milhões de anos.

Quem sou eu

Minha foto
Bauru, São Paulo, Brazil
Caio é o meu nome ,sou louco pelos dinos e pela pesca